IPPV

IPPV

sexta-feira, 13 de abril de 2012

ADORANDO A DEUS INDEPENDENTE DAS CIRCUNSTÂNCIAS



Habacuque. 3:17-19.O livro de Habacuque foi escrito num contexto de apostasia, julgamento e numa dificuldade inacreditável. Ele foi escrito durante o tempo do rei Jeoaquim de Judá que levou o povo de volta para a idolatria e para longe do Senhor. Como resultado, Deus está se preparando para julgar a nação. Habacuque está tendo dificuldade para entender por que Deus iria usar uma nação pagã como Babilônia para castigar o Seu povo. Ele não consegue entender por que Deus não apenas tira seus pecados e levá-os de volta para si e para a prática da justiça.
Habacuque é muito parecido com Jó. Ele argumenta o seu caso, mas no final, ele percebe que Deus não é para ser adorado pelo simples fato das bênçãos da vida física, mas simplesmente por quem Ele é.
Assim, ele termina suas palavras com um cântico de agradecimento a Deus pelo que Ele é e pelos benefícios imutáveis que pertencem aqueles que o conhecem! Habacuque tinha motivos para se lamentar,mas, ele escolheu ser grato.
As palavras dos versos 17a,18a são "ainda que" e "todavia". Habacuque está dizendo: "Eu certamente não entendo tudo o que está acontecendo, mas eu vou adorar á Deus de qualquer maneira!"
Eu quero tomar esses versículos e mostrar-lhe que, independentemente de como as coisas podem parecer ao nosso redor,temos vários motivos para adorá-lo independentemente das circunstâncias.
1º) Adoramos ao Deus que é imutável.
As circunstâncias mudam, Deus nunca muda -Mal.3:6; Heb.13:8;Tg 1:17.
Posso não ser capaz de se alegrar na minha situação, mas posso sempre alegrar em meu Soberano!
Habacuque está pintando um retrato desolador do futuro, mas ele não desvia o olhar de um Deus que é sempre o mesmo!
"Senhor"="Jeová"-"O Auto-existente, eterno, imutável; -"EU SOU". Podemos depender d”Ele em tempo de dificuldades, podemos confiar n”Ele em tempo de perturbações, podemos acreditar n”Ele em momentos inacreditáveis, podemos apoiar-nos n”Ele o tempo todo!
 Podemos não saber o que está fazendo, Is.55:8-9, mas sempre podemos confiar n”Ele para fazer o que é certo, Gn.18:25. Nem sempre podemos entender o Seu plano, mas nós podemos confiar n”Ele para ter o melhor plano, Jr. 29:11; Rm. 8:28.
 Não importa como as coisas podem aparecer, Deus ainda está no controle. Ele ainda sabe o melhor e Ele sempre faz o que é certo. Se eu posso acreditar nisso, então 1Tess. 5:16-18 torna-se uma possibilidade na minha vida!
 Ele sempre será o mesmo , portanto, podemos adorá-lo em toda e qualquer circunstância. 
2º)Adoramos ao Deus que é Salvador.
 As coisas podem ficar ruim nesta vida, mas as coisas não afetará a nossa salvação!
 A salvação não depende das boas obras,mas,somos salvos para praticarmos as boas obras. Salvação recai exclusivamente sobre a graça e o poder de Deus!
 A vida é incerta na melhor das hipóteses, (Um telefonema ou a visita a um médico pode mudar tudo), mas,a salvação é eterna em sua natureza.
 A palavra "salvação" .A palavra significa "libertação e resgate". Isso nos lembra que este mundo não é a nossa casa.
Este mundo não é a nossa casa, Fl.3:20! Estamos indo para uma terra melhor. Louvado seja Deus, o Senhor tem sido bom aqui, mas o melhor ainda está para vir, IPe. 1:3-4.
 Nada pode tirar a nossa salvação Jo10:28; Hb.13:5. Os Filhos de Deus são salvos para sempre,         Hb. 7:25. – Estamos guardados nas mãos poderosas do Supremo Pastor.
 Podemos perder tudo aqui, mas não podemos perder Ele ou o que Ele nos deu!( Is. 49:14-16 - Ele não pode negar-nos!)
 A salvação que Deus dá aos seus eleitos é garantida por que Ele não pode negar a si mesmo.
“Ele não é homem, para que minta; nem filho do homem,para que se arrependa.Porventura,tendo Ele prometido,não o fará?Ou,tendo falado,não o cumprirá?” Nm. 23:19.
3º)Adoramos ao Deus que é Forte e Poderoso
 Nossa força não está dentro de nós.A nossa força vem do alto.O Senhor é a nossa força - Sl 27:1; Is. 40:31; Fl. 4:13.
 Quando somos incapazes de realizar a Sua obra, Ele nos capacita. Quando não podemos ir, ele nos ajuda. Quando estamos no vale profundo, Ele nos leva a uma terra mais elevada.
> Habacuque nos diz que Deus nos capacita superar a qualquer situação e que Deus nos dá a força para estar acima da batalha e para desfrutar a liberdade preciosa do Senhor! Em outras palavras, ele está dizendo: "Deus transforma minhas dúvidas em mensagens! E Ele me dá paz no meio dos meus problemas!"
> É isso que Ele pode e vai fazer com os seus filhos.
> Deus mantém Seus filhos de pé,não na nossa própria força, por isso” aquele,pois,que pensa estar em pé veja que não caia”.I Co.10:12
> Adoremos ao Senhor por estar nos sustentando na caminhada rumo a Pátria Celeste.

Conclusão:
Habacuque aprendeu uma lição valiosa. Ele aprendeu a lição que todos os filhos de Deus precisa aprender. Ele aprendeu que Deus é Imutável,Salvador,Forte e Poderoso.
Ele aprendeu que não tinha nada a temer da vida, mas que ele tinha um motivo real para ser agradecido de qualquer maneira.
Se você é salvo, você possui todos os motivos para adorar a Deus, independentemente do que você pode estar enfrentando hoje, olhar para Deus, confiar em Deus e ser agradecido são atitudes dos verdadeiros filhos de Deus.
Adoremos a Deus,não por aquilo que Ele faz por nós,mas,por quem Ele é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário