IPPV

IPPV

sexta-feira, 13 de abril de 2012

ADORANDO A DEUS INDEPENDENTE DAS CIRCUNSTÂNCIAS



Habacuque. 3:17-19.O livro de Habacuque foi escrito num contexto de apostasia, julgamento e numa dificuldade inacreditável. Ele foi escrito durante o tempo do rei Jeoaquim de Judá que levou o povo de volta para a idolatria e para longe do Senhor. Como resultado, Deus está se preparando para julgar a nação. Habacuque está tendo dificuldade para entender por que Deus iria usar uma nação pagã como Babilônia para castigar o Seu povo. Ele não consegue entender por que Deus não apenas tira seus pecados e levá-os de volta para si e para a prática da justiça.
Habacuque é muito parecido com Jó. Ele argumenta o seu caso, mas no final, ele percebe que Deus não é para ser adorado pelo simples fato das bênçãos da vida física, mas simplesmente por quem Ele é.
Assim, ele termina suas palavras com um cântico de agradecimento a Deus pelo que Ele é e pelos benefícios imutáveis que pertencem aqueles que o conhecem! Habacuque tinha motivos para se lamentar,mas, ele escolheu ser grato.
As palavras dos versos 17a,18a são "ainda que" e "todavia". Habacuque está dizendo: "Eu certamente não entendo tudo o que está acontecendo, mas eu vou adorar á Deus de qualquer maneira!"
Eu quero tomar esses versículos e mostrar-lhe que, independentemente de como as coisas podem parecer ao nosso redor,temos vários motivos para adorá-lo independentemente das circunstâncias.
1º) Adoramos ao Deus que é imutável.
As circunstâncias mudam, Deus nunca muda -Mal.3:6; Heb.13:8;Tg 1:17.
Posso não ser capaz de se alegrar na minha situação, mas posso sempre alegrar em meu Soberano!
Habacuque está pintando um retrato desolador do futuro, mas ele não desvia o olhar de um Deus que é sempre o mesmo!
"Senhor"="Jeová"-"O Auto-existente, eterno, imutável; -"EU SOU". Podemos depender d”Ele em tempo de dificuldades, podemos confiar n”Ele em tempo de perturbações, podemos acreditar n”Ele em momentos inacreditáveis, podemos apoiar-nos n”Ele o tempo todo!
 Podemos não saber o que está fazendo, Is.55:8-9, mas sempre podemos confiar n”Ele para fazer o que é certo, Gn.18:25. Nem sempre podemos entender o Seu plano, mas nós podemos confiar n”Ele para ter o melhor plano, Jr. 29:11; Rm. 8:28.
 Não importa como as coisas podem aparecer, Deus ainda está no controle. Ele ainda sabe o melhor e Ele sempre faz o que é certo. Se eu posso acreditar nisso, então 1Tess. 5:16-18 torna-se uma possibilidade na minha vida!
 Ele sempre será o mesmo , portanto, podemos adorá-lo em toda e qualquer circunstância. 
2º)Adoramos ao Deus que é Salvador.
 As coisas podem ficar ruim nesta vida, mas as coisas não afetará a nossa salvação!
 A salvação não depende das boas obras,mas,somos salvos para praticarmos as boas obras. Salvação recai exclusivamente sobre a graça e o poder de Deus!
 A vida é incerta na melhor das hipóteses, (Um telefonema ou a visita a um médico pode mudar tudo), mas,a salvação é eterna em sua natureza.
 A palavra "salvação" .A palavra significa "libertação e resgate". Isso nos lembra que este mundo não é a nossa casa.
Este mundo não é a nossa casa, Fl.3:20! Estamos indo para uma terra melhor. Louvado seja Deus, o Senhor tem sido bom aqui, mas o melhor ainda está para vir, IPe. 1:3-4.
 Nada pode tirar a nossa salvação Jo10:28; Hb.13:5. Os Filhos de Deus são salvos para sempre,         Hb. 7:25. – Estamos guardados nas mãos poderosas do Supremo Pastor.
 Podemos perder tudo aqui, mas não podemos perder Ele ou o que Ele nos deu!( Is. 49:14-16 - Ele não pode negar-nos!)
 A salvação que Deus dá aos seus eleitos é garantida por que Ele não pode negar a si mesmo.
“Ele não é homem, para que minta; nem filho do homem,para que se arrependa.Porventura,tendo Ele prometido,não o fará?Ou,tendo falado,não o cumprirá?” Nm. 23:19.
3º)Adoramos ao Deus que é Forte e Poderoso
 Nossa força não está dentro de nós.A nossa força vem do alto.O Senhor é a nossa força - Sl 27:1; Is. 40:31; Fl. 4:13.
 Quando somos incapazes de realizar a Sua obra, Ele nos capacita. Quando não podemos ir, ele nos ajuda. Quando estamos no vale profundo, Ele nos leva a uma terra mais elevada.
> Habacuque nos diz que Deus nos capacita superar a qualquer situação e que Deus nos dá a força para estar acima da batalha e para desfrutar a liberdade preciosa do Senhor! Em outras palavras, ele está dizendo: "Deus transforma minhas dúvidas em mensagens! E Ele me dá paz no meio dos meus problemas!"
> É isso que Ele pode e vai fazer com os seus filhos.
> Deus mantém Seus filhos de pé,não na nossa própria força, por isso” aquele,pois,que pensa estar em pé veja que não caia”.I Co.10:12
> Adoremos ao Senhor por estar nos sustentando na caminhada rumo a Pátria Celeste.

Conclusão:
Habacuque aprendeu uma lição valiosa. Ele aprendeu a lição que todos os filhos de Deus precisa aprender. Ele aprendeu que Deus é Imutável,Salvador,Forte e Poderoso.
Ele aprendeu que não tinha nada a temer da vida, mas que ele tinha um motivo real para ser agradecido de qualquer maneira.
Se você é salvo, você possui todos os motivos para adorar a Deus, independentemente do que você pode estar enfrentando hoje, olhar para Deus, confiar em Deus e ser agradecido são atitudes dos verdadeiros filhos de Deus.
Adoremos a Deus,não por aquilo que Ele faz por nós,mas,por quem Ele é.

3 comentários:

  1. Gostei muito pois muitos têm se esquecido disso

    ResponderExcluir
  2. Bem esclarecedor de fácil compreensao

    ResponderExcluir
  3. Qualquer pessoa com dificuldade de entender as coisas, entende essa explicação inspirada por Deus.👏🙏

    ResponderExcluir